Atraso na Fala: sinais e possíveis causas

Descubra sinais e causas do atraso na fala. Saiba quando buscar ajuda para garantir o pleno desenvolvimento de seu/sua filho(a).

A voz suave e inquisitiva de uma criança é uma das melodias mais doces da vida. À medida que nossos filhos crescem, a aquisição da fala se torna uma parte essencial do seu desenvolvimento. A capacidade de se comunicar através das palavras é uma ferramenta poderosa que abre as portas para a compreensão, expressão e conexão com o mundo que os rodeia. No entanto, como pais, às vezes nos deparamos com desafios ao longo dessa jornada emocionante.

Portanto, compreender a importância da fala no desenvolvimento infantil é fundamental. A capacidade de se comunicar de forma eficaz não é apenas um marco, mas também um indicador valioso do progresso cognitivo e emocional dos nossos filhos. É por meio da linguagem que eles compartilham seus pensamentos, sentimentos e necessidades, fortalecendo os laços com aqueles ao seu redor. 

No entanto, nem todas as crianças desenvolvem suas habilidades de fala no mesmo ritmo.

É por isso que, neste artigo, vamos explorar as diferenças entre atraso na fala e atraso de linguagem, os marcos de desenvolvimento, sinais de atraso e as possíveis causas por trás desse desafio. Afinal, a jornada da infância é única para cada criança e, compreender como apoiar nossos filhos quando enfrentam dificuldades na fala, é crucial para garantir que eles continuem a se desenvolver plenamente.

Boa leitura!

Diferenças entre atraso na fala e atraso de linguagem

Compreender as diferenças entre atraso na fala e atraso na linguagem é fundamental para os pais, educadores e profissionais de saúde que cuidam de crianças nesta etapa decisiva de seu desenvolvimento. Aqui estão as principais distinções entre esses dois conceitos:

Atraso na Fala

O atraso na fala é caracterizado pelo atraso no desenvolvimento da capacidade de uma criança produzir sons de fala de maneira adequada, incluindo a pronúncia correta de consoantes, vogais e sílabas. Em essência, refere-se à dificuldade da criança em articular palavras e sons de maneira clara.

Atraso na Linguagem

Já o atraso na linguagem é um desafio mais amplo que abrange todas as habilidades linguísticas de uma criança. Isso inclui sua capacidade de compreender e expressar a linguagem, formar frases de maneira gramaticalmente correta, entender o significado das palavras e usar a linguagem de forma apropriada em diversas situações de comunicação. É uma questão que vai além da mera pronúncia de palavras e aborda a compreensão e uso eficaz da linguagem como um todo.

Os marcos no desenvolvimento da fala

O desenvolvimento da fala em crianças passa por vários marcos ao longo dos primeiros anos de vida. Esses marcos indicam o progresso nas habilidades de comunicação e linguagem e um possível atraso na fala. No entanto, é importante lembrar que o desenvolvimento da fala pode variar de uma criança para outra. 

Aqui estão os principais marcos no desenvolvimento da fala:

Chorar e sons de conforto (0-2 meses): Os recém-nascidos comunicam necessidades básicas através do choro, mas também começam a fazer sons de conforto, como suspiros e gemidos.

Reagir a sons (2-4 meses): Nessa fase, os bebês começam a reagir a sons ao seu redor, como sorrir em resposta a vozes familiares.

Cochichar e balbuciar (4-6 meses): Os bebês começam a produzir sons repetitivos, como “bababa” e “gagaga,” como forma de explorar sua capacidade de fazer barulhos.

Primeiras palavras (9-12 meses): Entre 9 e 12 meses, muitas crianças dizem suas primeiras palavras, como “mamãe”, “papai”, “água” e “papá”.

Vocabulário expansivo (12-18 meses): Nesse período, o vocabulário da criança cresce rapidamente, com a aprendizagem de palavras como animais, objetos e ações simples.

Combinação de palavras (18-24 meses): As crianças começam a combinar palavras em frases simples, como “mais leite” ou “eu quero brincar.”

Fala mais clara (2-3 anos): A clareza da fala melhora, e as crianças podem ser mais facilmente compreendidas por adultos. No entanto, erros de pronúncia ainda são comuns.

Conversas (3-4 anos): As crianças desenvolvem habilidades de conversação, fazem perguntas e participam de diálogos mais complexos.

Uso de gramática mais complexa (4-5 anos): Nessa fase, as crianças começam a usar gramática mais complexa, incluindo o uso de pronomes, combinações de substantivos, plurais corretos e conjugações verbais.

Vocabulário expandido (5-6 anos): O vocabulário continua a se expandir, com crianças adquirindo um conhecimento mais sólido sobre o mundo ao seu redor.

É importante lembrar que esses marcos são aproximados e podem variar de criança para criança. Além disso, alguns atrasos na fala são normais, afinal, cada criança é única, tem suas próprias características e seu próprio ritmo de desenvolvimento.

Quando o atraso na fala é considerado um problema?

O atraso na fala é considerado um problema quando uma criança não atinge os marcos típicos de desenvolvimento da fala dentro de um período razoável, que pode variar de acordo com a idade. 

Abaixo destacamos algumas diretrizes gerais para determinar quando o atraso na fala é considerado um problema:

Atraso nos marcos de desenvolvimento: Quando uma criança não atinge os marcos de desenvolvimento da fala típicos para sua idade. Por exemplo, se uma criança de 3 anos não está produzindo palavras simples ou frases, isso pode ser um sinal de atraso na fala.

Incompreensibilidade: Se a fala da criança é tão difícil de entender que pessoas fora do círculo familiar têm dificuldade em compreendê-la, pode ser um indicativo de um problema na fala.

Isolamento social: Se o atraso na fala faz com que a criança se isole socialmente, evitando interações com outras crianças ou adultos devido à frustração na comunicação, isso sai da naturalidade da fala e é motivo de preocupação.

Comparação com pares: Quando os pais notam que seu filho está significativamente atrasado em relação a outras crianças da mesma idade em termos de desenvolvimento da fala, pode ser um sinal de problema na fala.

Persistência ao longo do tempo: Se o atraso na fala persiste por um período prolongado, além do que seria considerado normal para a idade da criança, é importante procurar avaliação e intervenção especializada.

Compreensão e expressão limitadas: Se a criança tem dificuldade tanto na compreensão da linguagem quanto na expressão, isso pode indicar um problema mais amplo na linguagem.

É essencial observar que pequenos atrasos na fala são relativamente comuns, e muitas crianças os superam com o tempo e sem a necessidade de intervenção profissional. No entanto, quando os atrasos são persistentes, afetam a comunicação eficaz da criança ou causam frustração significativa, é aconselhável procurar a avaliação de um fonoaudiólogo ou profissional de saúde especializado em desenvolvimento infantil. 

Atraso na Fala: sinais e possíveis causas

Agora que você já entende as diferenças entre atraso na fala e na linguagem, os marcos de desenvolvimento e situações que indicam este desafio, chegou o momento de aprender a identificar os sinais e conhecer as possíveis causas do atraso.

Sinais de Atraso na Fala

Pronúncia incorreta: Um dos sinais mais óbvios de atraso na fala é a pronúncia incorreta de palavras. A criança pode trocar, omitir ou distorcer sons. Por exemplo, substituir “pipoca” por “ticoca.”

Vocabulário limitado: Crianças com atraso na fala podem ter um vocabulário limitado para a idade. Elas podem não ser capazes de nomear objetos comuns ou descrever suas necessidades.

Dificuldade em combinar palavras: A formação de frases é uma habilidade fundamental. Se a criança tiver dificuldade em combinar palavras para criar frases ou expressar pensamentos completos, isso pode ser um sinal de atraso na fala.

Fala ininteligível: A fala da criança pode ser tão incompreensível que mesmo os pais têm dificuldade em entendê-la. Isso pode causar frustração na criança, já que ela não consegue se fazer entender.

Atraso significativo em relação às outras crianças da mesma idade: Se os pais notam que seu filho está significativamente atrasado em relação a outras crianças da mesma idade em termos de desenvolvimento da fala, isso pode ser um sinal de problema.

Possíveis Causas de Atraso na Fala

Fatores genéticos: Às vezes, a tendência ao atraso na fala pode ser hereditária, com membros da família experimentando desafios semelhantes.

Problemas de audição: A perda auditiva, mesmo que parcial, pode afetar o desenvolvimento da fala, pois a criança pode ter dificuldade em ouvir e imitar sons corretamente.

Atraso no desenvolvimento dos músculos da fala: Problemas no desenvolvimento dos músculos da boca, língua e lábios podem dificultar a produção de sons de fala.

Falta de estimulação linguística: A exposição limitada à linguagem e a falta de oportunidades para interagir com falantes podem atrasar o desenvolvimento da fala.

Ambiente familiar e social: Um ambiente em que a criança não é estimulada a falar ou onde há pouca interação social pode impactar negativamente o desenvolvimento da fala.

Outras condições de saúde: Alguns problemas de saúde, como surdez, freio de língua curto, síndrome de down, autismo ou distúrbios de desenvolvimento, podem estar associados a atrasos na fala.

É importante notar que as causas do atraso na fala podem variar amplamente de uma criança para outra. Identificar a causa subjacente do atraso é essencial para determinar o melhor curso de ação, seja por meio de terapia fonoaudiológica, intervenção educacional ou outros tratamentos apropriados. 

Se os pais ou cuidadores suspeitarem de atraso na fala, é aconselhável procurar a avaliação de um profissional de saúde, como um fonoaudiólogo, para determinar a causa e desenvolver um plano de tratamento adequado. Quanto mais cedo a intervenção ocorrer, melhores serão as perspectivas de progresso da criança.

Chegamos ao final deste conteúdo e agora você sabe como identificar um possível atraso na fala de seu/sua pequeno(a). Para aprender muito mais sobre o desenvolvimento das crianças e jovens continue navegando em nosso blog.

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Educação Infantil – dos 3 aos 5 anos

Entendemos que os conhecimentos são formados a partir das experiências das crianças, das interações, das brincadeiras e da construção dos significados em relação ao contexto infantil. O nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado de acordo com a BNCC, consolida como direito da criança o aprender através do interagir e do brincar. Os materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino são recursos adicionais, usados como uma ferramenta a mais para encontrar inúmeras possibilidades de investigação, linguagens, interações e brincadeiras que despertem o interesse da turma, validando o processo pedagógico democrático e feliz!

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08/02/2024
Elisabete Alhadas